Blog: A importância do Housekeeping para sua empresa

 

Manter o ambiente de trabalho limpo impacta na imagem da empresa e reflete no quanto a organização se preocupa com o bem estar de seus colaboradores e clientes.

Para que esse processo de limpeza funcione bem, é de extrema importância ter um local destinado para o armazenamento dos produtos, mais conhecido como depósito de material de limpeza ou DML.

O Depósito de material de limpeza (DML) é um ambiente destinado para armazenar utensílios de limpeza, como produtos químicos e materiais de auxílio da higienização, dentre os produtos armazenados, contamos com detergentes, desinfetantes, ceras, limpadores, multiuso, vassouras, rodos, panos, baldes e luvas.

Todos produtos armazenados nesse ambiente devem estar regularizados pela ANVISA, além de estarem rotulados corretamente para que possam ser identificados com segurança e armazenados em ambientes destinados coerentemente para cada categoria.

Dessa forma, um DML organizado e limpo pode oferecer:

  • redução de riscos;
  • otimização de espaço;
  • maior segurança;
  • menos desperdícios.

A alta produção nas fábricas está relacionada, dentre outros fatores, ao housekeeping. Essa é uma ferramenta que visa promover um ambiente limpo, agradável, organizado e sem desperdícios, principalmente onde se privilegia a qualidade e a produtividade.

A ferramenta se baseia em pontos como, maior produtividade para a empresa, e afinal, como a própria tradução diz, manter a casa limpa.

Implantado no Japão na década de 1950, foca nos três primeiros “S”, que, como resultado, entrega resultados mais tangíveis e facilmente mensuráveis.

Contudo, os 5 “S” são:

  • Seiri (senso de utilização), que se trata da escolha correta de ferramentas e materiais para estarem presentes nos ambientes de trabalho; 
  • Seiton (senso de ordenação), que foca na necessidade da manutenção de um ambiente de trabalho organizado; 
  • Seiso (senso de limpeza), que cuida da necessidade de manter o ambiente de trabalho mais limpo possível; 
  • Seiketsu (senso de normalização), que diz respeito à criação e seguimento de regras e normas; 
  • Shitsuke (senso de autodisciplina ou hábito), tem como principal função a manutenção e a revisão de padrões, principalmente os citados nos “S” anteriores. 
Pague com
  • PagSeguro V2
Selos

TRIADE LOG COMERCIO E SERVIÇOS EIRELI EPP - CNPJ: 21.589.563/0001-37 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade